quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Linguagem Logo


     Logo é uma linguagem de programação desenvolvida por Seymour Papert, um educador matemático, nos anos 60 no MIT (Massachusetts Institute of Technology) nos EUA. Ela foi adaptada para o português em 1982 na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED).

     A principal diferença entre Logo e outras linguagens de programação é o fato que ela foi desenvolvida para ser utilizada por crianças. Ela se fundamenta na filosofia construtiva e em pesquisas na área de Inteligência artificial. O papel central é desenvolvido por uma "tartaruga", um desenho a quem são transmitidos comandos e instruções.





O nome Logo é em referência a um termo grego que quer dizer: pensamento, ciência, raciocínio e cálculo.

Características:
  • Amigabilidade: é uma linguagem de fácil aprendizado e uso.
  • Modularidade e extensibilidade: é possível criar novos comandos para a linguagem usando a própria linguagem. Por exemplo, posso criar um comando triângulo, que desenha automaticamente cada um dos lados.
  • Interatividade: oferece uma resposta imediata e mensagens informativas sobre o comando aplicado.
  • Flexibilidade: pode ser usada com crianças ou com alunos do ensino superior.
  • Capacidade:é uma linguagem de programação poderosa, possuindo ferramentas necessárias para criar programas com diversos graus de sofisticação.     
 Existem algumas versões do Logo, na qual você pode instalar no seu computador:
Referências:

1.http://projetologo.webs.com/texto1.html
2.http://algol.dcc.ufla.br/~bruno/wxlogo/docs/oquee.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário