Logo é uma linguagem de programação desenvolvida por Seymour Papert, um educador matemático, nos anos 60 no MIT (Massachusetts Institute of Technology) nos EUA. Ela foi adaptada para o português em 1982 na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED).
A principal diferença entre Logo e outras linguagens de programação é o fato que ela foi desenvolvida para ser utilizada por crianças. Ela se fundamenta na filosofia construtiva e em pesquisas na área de Inteligência artificial. O papel central é desenvolvido por uma "tartaruga", um desenho a quem são transmitidos comandos e instruções.
Características:
- Amigabilidade: é uma linguagem de fácil aprendizado e uso.
- Modularidade e extensibilidade: é possível criar novos comandos para a linguagem usando a própria linguagem. Por exemplo, posso criar um comando triângulo, que desenha automaticamente cada um dos lados.
- Interatividade: oferece uma resposta imediata e mensagens informativas sobre o comando aplicado.
- Flexibilidade: pode ser usada com crianças ou com alunos do ensino superior.
- Capacidade:é uma linguagem de programação poderosa, possuindo ferramentas necessárias para criar programas com diversos graus de sofisticação.
Referências:
1.http://projetologo.webs.com/texto1.html
2.http://algol.dcc.ufla.br/~bruno/wxlogo/docs/oquee.html
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